20 de dezembro de 2010

Resenha: A Origem

 Ok, podem me jogar ovos, tomates e até pedras! Eu mereço! Eu me rendo! Culpada! Eu devo uma série de satisfações e aqui estou eu. 
  Bem, pra começar, naquela semana que eu disse que tentaria ler o Beijada Por Um Anjo, eu li, e terminei no dia seguinte. Por que eu não fiz a resenha? Porque o livro termina diferente de qualquer outro que eu já tenha lido: é simplismente como se parasse bem no meio de um capítulo, e arrancado o resto. Termina sem conclusão nenhuma, termina, na verdade, como eu achava que seria o começo do livro, mas bem, tratarei isso melhor na resenha dele. A questão é que na semana seguinte do dia em que terminei ele (numa sexta) chegaria e chegou o Força Do Amor (segundo volume do Beijada Por Um Anjo) e eu então tinha planejado fazer uma resenha conjunta. Contudo eu não li o Força Do Amor como tinha planejado, e estava na semana de provas, e fui empurrando. Conclusão: acabei esquecendo um pouco do Beijada Por Um Anjo, perdi o calor do momento e não fiz a resenha (até comecei nos rascunhos do Blog), e o que eu quero, já que o terceiro volume, Almas Gêmeas, também já chegou, é ler os três e fazer uma resenha conjunta ainda, porque não vou conseguir fazer só a de um, já que é inconclusivo, como cortar um filme bem no miolo - em algum lugar eu li, vi ou ouvi que no E.U.A. o livro é um único volume e aqui decidiram dividir, e é a impressão que dá mesmo.
 Para aliviar a tensão, eu estou lendo Strange Angels e vou terminar ele hoje ou amanhã, mas com certeza amanhã a resenha vai ser postada. Contudo, a proposta do Blog era não só fazer resenha de livros, como comentar filmes e séries - que eu tenho um mega projeto, já que vi toda a primeira temporada do Vampire Diaries na última semana, sim, era com isso que eu estava ocupada, com os irmãos Salvatore *¬*, e eu ganhei um ataque com o último episódio (muito foda e vou ter que esperar a segunda temporada sair pra ser alugada pra terminar de ver, já que eu não tenho tv a cabo, muito menos dimdim pra pagar aquele preço carrérimo que cobram, o que pelos meus cálculos deve ser pela metade do ano que vem), e preciso ver tudo de novo, então, quem é fã e se encontra na mesma situação que eu, acho que vai curtir a resenha de cada episódio (quero começar depois do Natal), e quem não gosta de spoiler, bem, não leia! Gostaria que os posts sobre os episódios, seja dessa série ou qualquer outra, fosse mais um point pra comentar sobre eles, discutir nos comentários, etc... E só com a ajuda de vocês posso fazer isso se tornar realidade!
 Então, como eu estava falando, hoje eu vim fazer uma resenha sobre um filme que eu vi ontem e estava louca pra ver no cinema, mas não deu. =/ 
E que também merece dados técnicos!






Sinopse: "Dom Cobb (Leonardo Di Caprio) é especialista em invadir a mente de outras pessoas e, com isso, roubar segredos do subconsciente, especialmente durante o sono, quando a mente está mais vulnerável. As habilidades únicas de Cobb fazem com que ele seja cobiçado pelo mundo da espionagem e acaba se tornado um fugitivo. Como chance para se redimir, Cobb terá que, em vez de roubar pensamentos, implantá-los. Seria um crime perfeito. Mas nenhum planejamento pode preparar a equipe para enfrentar o perigoso inimigo que parece adivinhar seus movimentos. Somente Cobb é capaz de saber o que está por vir."











Título: A Origem 
Título Original: Inception (Inserção)
Duração: 147 minutos
Ano: 2010
Direção: Christopher Nolan
Roteiro: Christopher Nolan
Distribuição: Warner Bros.
Produção: Warner Bros., Legendary Pictures, Syncopy.
Elenco: Leonardo Di Caprio, Marion Cottilard, Ellen Page, Cillian Murphy, Michael Caine, Ken Watanabe, Joseph Gordon-Levitt, Tom Hardy, Dileep Rao,...


Então você pode alugar o filme na locadora mais próxima, ooou, comprar aqui:



 Bom, o que dizer? 
 Pra começar, a sinopse é meio enganadora, passa uma idéia de uma história que não é verdade. O filme é ótimo, excelente, e muito, mas muito bem bolado, e é o tipo de filme que você tem que ver umas três vezes pra poder coletar toda a informação direitinho - principalmente se você é como eu, que usa filmes e suas idéias como fontes de inspiração divina.
 Como eu disse, é um filme incrível, mas o que eu queria? Com o diretor do Batman (o novo com o Christian Bale como Bruce Wayne/Batman - que por sinal é gostoso de morrer), e com o elenco que conta com o Di Caprio, que eu amo, porque, não importa se o filme seja Romeu + Julieta, Titanic, ou Diamante de Sangue, ele sempre me faz chorar, e pra mim, filme bom é o que me faz chorar, porque toca minha parte emotiva - por isso não curto muito comédias; Ellen Page é ótima, descobri ela no X-Men III, e ela fez um filme, que eu não lembro o nome, ''alguma coisa virtual'', que ela se mete com um cara que mata garotas e matou a amiga dela, e ela se vinga pela amiga, torturando o cara, pra mim ela é ótima, mesmo com todo o tamanhinho pititinho ela mete medo e marca presença; Marion Cottilard é perfeita, conheci ela em Inimigos Públicos e Nine, e eu simplismente amo ela, e o papel que ela desenvolve em A Origem foi muito bem representado; Ken Watanabe é o típico rosto conhecido, que sempre faz umas pontas e papéis secundários, como em Piratas do Caribe III (o capitão oriental do início do filme), e mesmo sendo papéis coadjuvantes, ele sempre trabalha tão bem que faz com que o personagem fique marcado e quando você olhar outro filme com ele, você lembra; Cillian Murphy é uma graça, e uma gostosura, além de trabalhar muito bem, como sempre, e dá vontade de apertar as bochechas e defender ele dos malvados, tadinho - se querem um filme com ele, Edge of Love é ótimo, a história é bem sentimental, e o filme não é lá o melhor, mas pra quem é emotivo e quer um romance envolvente, é perfeito - pra quem não conhece pelo nome, ele fez o Batman I (o malvado com a máscara), assim como o Vôo Noturno (o assassino perseguidor); Dileep Rao, Joseph Gordon-Levitt e Tom Hardy são rostos conhecidos pra mim, mas não lembro da onde - talvez do shopping ou supermercado xD; por fim, Michael Caine (o Alfred, também do Batman I e II, aliás, o diretor e roteirista é do Batman, bem provável a familiaridade dele com o elenco), que eu acho que trabalha excelentemente bem, além de ser supersimpático, podiam ter desenvolvido o personagem dele melhor, a participação dele foi praticamente um ponta no filme, mas um ponta muito exclusivo.
 Sobre o filme, ele é bem complicadinho, mas muito inteligente e muito bem trabalhado. Vou tentar explicar ele sem ser spoiler e fazer uma sinopse mais verídica.
Dom Cobb (Leonardo Di Caprio) foi ensinado pelo pai (Michael Caine) a invadir a mente das pessoas durante o sono, e penetrar em seus sonhos. Por que? Porque nós, humanos, usamos (comprovado cientificamente) apenas de 7% a 10% do nosso cérebro, mas quando dormimos, podemos usar toda a potência dele (o que não deixa de ser verdade, afinal, basta fechar os olhos para criar um mundo rico em detalhes inteiramente seu - ok, a ideologia do filme pode ter afetado meus neurônios um pouco, mas ainda sim...), e assim, Dom Cobb se infiltra nos sonhos dos outros, pois através disso, pode roubar informações. Como? Bem, desde pequenos nós aprendemos a associar coisas com significados, ou seja, um cofre quando mostrado a você, lembra, automaticamente, um segredo, algo escondido e valioso, e a imagem de um cofre num sonho, seria essa, a de uma informação importante guardada nele. Se Dom Cobb entra num sonho, ele vai procurar por esse cofre, e procurar abrí-lo, e dentro dele, encontrará o tal segredo, seja por outra figura significativa para quem sonha ou em aspecto geral. 
 Mas pra isso Cobb tem uma equipe treinada, afinal, alguém precisa criar o ambiente perfeito do sonho, para que a vítima seja manipulada. Há um arquiteto (Ellen Page) que faz todo o layout do sonho, o local para encurralar o alvo, assim como alguém para assumir a imagem de alguém conhecido da pessoa, que a leve a revelar informações e a induza a fazer coisas no sonho (Tom Hardy), e outro que cuida do ''sedativo'' dado a todos para que durmam (Dileep Rao), e por fim aquele (Joseph Gordon-Levitt) que cuida do ''chute'' - sem sombra de dúvidas todos já sonhamos estar caindo e de repente acordamos de solavanco, isso é o que chamam de chute, o que traz eles de volta pro mundo real, o que os acorda.
Cobb e sua equipe são sempre contratados por empresas para extrair informações de seus concorrentes, mas nunca implantar uma, como agora, quando um poderoso empresário (Ken Watanabe) contrata os serviços de Cobb para implantar uma idéia no filho e herdeiro (Cillian Murphy) de seu rival que está no leito de morte. A idéia é simples para que o futuro empresário tome a decisão errada e coloque o legado do pai a falência, mas o processo é muito difícil. E ai está a trama do filme.
 Cobb não aceitaria o trabalho se fosse por dinheiro, mas o trabalho promete limpar a ficha dele, que é procurado e acusado de matar sua mulher (Marion Cottilard), e isso para ele é muito importante, pois ele quer voltar a ver seus filhos novamente.
E ai que rola toda a história, que é sensacional e me impressionou no mesmo nível revolucionário de Matrix. Se alguém não entender alguma coisa, pode comentar que, se estiver no meu alcance de entendimento, vou tentar explicar,e vale muito a pena ver mesmo!

É isso então, amanhã volto com Strange Angels!





Nanda


Nenhum comentário: