1 de dezembro de 2010

Dia Mundial da AIDS

 Gente, como o nome do post indica, hoje é o dia mundial da AIDS, ou seria melhor dizer o dia mundial da luta, prevenção, contra AIDS?
 Há muito o que dizer sobre AIDS, HIV, ou como queiram chamar.
 Como estudante de psicologia, fico espantada com a dificuldade que as pessoas tem de nomear as doenças, de "taxar" aquilo que tem. Como quando alguém diz "tenho câncer", parece que seu nome virou José da Silva Câncer. Ou que tem uma placa enorme dizendo AIDS, na sua testa.


 Não da pra dizer que as pessoas estão conscientizadas. É verdade que estamos no caminho certo, o que podemos chamar de propagandas preventivas. Mas essa história de preconceito, ou de homens que são HIV positivo são homossexuais está totalmente fora de moda.
 É triste o que vemos algumas pessoas passarem por causa do preconceito. Mas AIDS não é um estigma, muito menos um segundo nome. O importante é ter cuidado, mas ok, falhou? Então o importante é procurar um médico, um conselheiro, e sempre fazer o tratamento correto. É um jeito forçado de fazer as pessoas levarem uma vida obrigatoriamente mais responsável. Porém nem tudo está perdido. Pessoas HIV positivo podem levar uma vida praticamente normal, se corretamente medicadas.
 Por tanto gente, abram a cabeça e não as pernas, usem camisinha!
 Sim, é verdade que a camisinha diminui o prazer (ok, não posso afirmar com tanta certeza, já que sou virgem xD), mas além de prevenir várias doenças sexualmente transmissíveis, a camisinha previne gravidez indesejada, gravidez na adolescência e muito mais. Veja bem, se você tem um parceiro estável, em quem possa confiar, (no caso de homemXmulher, a mulher usa anticoncepcional), ambos já fizeram os testes para HIV, e deram negativo, não vejo mal algum em não utilizar camisinha. Mas para sexo sem compromisso, quando ainda nem se conhece o parceiro (o que pessoalmente eu desaprovo) o uso da camisinha é obrigatório!
 Acho que é importante pensar em si mesmo, e no futuro. Sim, HIV positivo pode levar uma vida normal, mas ao meu ver perdem um grande presente da vida: a tranquilidade de ter filhos. E essas crianças que possivelmente nascem com AIDS, não tem culpa do deslize dos pais.

 Pensem nisso!

 Aproveitando o assunto, a Parêntese Editora está lançando o livro: 



Paula Duda

Nenhum comentário: